Com fila de 1.900 crianças, Sarandi vai comprar vagas em creches particulares


Sarandi tem atualmente 4 mil crianças com idade de 0 a 3 anos matriculadas na rede municipal de ensino. Mas a fila por vagas para essa faixa etária está em 1.900 crianças.

 Para tentar diminuir a fila, a Prefeitura de Sarandi elaborou um Projeto de Lei que prevê a compra de vagas em creches particulares da cidade. Em Maringá, a prefeitura também adotou essa medida. 

 O projeto foi aprovado pela Câmara de Sarandi na sessão extraordinária dessa terça-feira, 18. 

Segundo o secretário de Educação de Sarandi, Antônio Del Nero, a prefeitura vai comprar 500 vagas na rede privada, que é o que a cidade tem de oferta na rede, com valor estipulado de R$ 850 por criança. 

 “Por mais que você atende, é uma fila viva né. Nós iniciamos o ano com 1500 crianças na fila de espera. Hoje, atualizada, 1900, de 0 a 3 anos. E por conta disso o prefeito autorizou que construísse um cmei novo no jardim ouro verde III. 

A licitação inclusive iniciou ontem pra absorver 240 vagas. E também conseguimos uma emenda parlamentar que está em trâmite, para mais um cmei, para absorver 376 pessoas no conjunto josé richa, e assim pra tentar absorver. 

Mas mesmo assim ainda fica difícil. E ai a gente mandou pra câmara, a câmara aprovou projeto de lei para a compra de novas vagas na rede privada né. Qual é a intenção nossa? É abrir no início, através de algumas pesquisas a gente chegou a conclusão que o município hoje através da rede privada tem condições de atender 500 vagas. 

Então nos próximos dias terá um chamamento público para a rede privada para absorver mais 500 vagas. A gente chegou numa média de 850 reais [de quanto a Prefeitura irá pagar]. Isso já é pesquisa efetuada junto à rede privada. 

Então vai ser em média 850 reais por criança, pra eles se responsabilizarem pelo material didático, uniforme e a merenda escolar”. 

 O edital para as instituições se cadastrarem deve ser aberto nos próximos dias e a previsão é que as crianças estejam matriculadas nesse formato ainda neste semestre.

 “A lei aprovada nós devemos fazer agora um decreto de regularização dessa lei, colocando as regras né, e nos próximos dias eu acredito já que vamos fazer o chamamento. 

Digamos assim que o mais tardar para o segundo semestre desse ano, mas acredito que saia antes ainda”. Somando o ensino fundamental municipal, Sarandi tem 12 mil crianças matriculadas. GMConline

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem