Aulas presenciais na UEM retornam para todos os alunos nesta segunda-feira


A segunda-feira, 31, começou na expectativa para muitos alunos da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Retomada das aulas presenciais na universidade para todos os estudantes.

 Pelo campus, muitos alunos estavam pela primeira vez fisicamente na universidade. Os alunos do curso de zootecnia estavam reunidos em frente a Biblioteca Central para começar um tour pela universidade. 

 O Renato Júnior se sente seguro para as aulas presenciais. “Está tudo funcionando normalmente, aqui tambpem pode funcionar. Tranquilo, todo mundo tomando os devidos cuidados, eu acho que pode sim, tranquilamente”, conta. 

 O Lucas Monteiro cursa música. Ele não se sente totalmente seguro, mas segundo ele as aulas presenciais vão ser melhores para o curso. 

“Estou curioso para saber como são todas as matérias, porque muda muito a dinâmica das aulas online. Estou esperançoso. […] Seguro completamente não, mas eu acho que vai ser muito melhor. Pelo pouco que deu para ver, a qualidade é muito diferente, o presencial não tem comparação”, declara o estudante. Já o Bruno Nogueira se sente mais seguro. Segundo ele, algumas matérias do curso não puderam ser feitas online. 

“Todo mundo vacinado [com a] segunda dose, então creio que vai ser seguro, só tomar os cuidados. […] Tiveram várias matéria que a gente deixou de fazer porque não dava para fazer de um modo remoto, como coral, por exemplo, é impossível de cantar todo mundo junto, então tinha que fazer uma dinâmica individual. 

Agora, no presencial, vamos fazer a experiência de como é que vai ser”, diz o acadêmico de música. O João Guilherme está no segundo semestre de arquitetura.

 Ele se diz preocupado com o aumento de casos de coronavírus, mas na expectativa para as aulas presenciais. 

“[Expectativa] está grande. A gente teve o primeiro semestre estamos entrando no segundo semestre agora e a gente está esperando para ver como é que vai ser, né. Tem muito professor que está com covid, então tem esse problema. 

Era para minha aula ter começado 7h45 hoje, só que a professora está com covid, então vai ser só a segunda aula do dia. Não [estou me sentindo] muito [seguro]”, afirma. O reitor da UEM, Júlio Damasceno, falou sobre a questão dos professores afastados por causa da covid. Mas segundo ele, a universidade se preparou. 

“Estamos todos preparados, o nosso protocolo de biossegurança […] a gente aperfeiçoou, a gente está complementando as condições e agora é enfrentar com todo o cuidado, com todas as responsabilidades, mas a partir desta segunda-feira, todas as atividades da modalidade presencial, salvo uma ou outra excessão”, explica. Inicialmente, dia 31 era o dia oficial de retomada das aulas presenciais para os calouros da UEM. E no dia 17 de janeiro, para os veteranos, o que aconteceu. 

Mas três dias depois, a UEM suspendeu as aulas por causa dos aumentos de casos de Covid. A decisão não agradou a maioria dos alunos e um pedido de retomada 100% presencial foi votado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP). 

A decisão foi favorável por ampla maioria e as aulas presenciais retornaram para todos os anos de todas as graduações nesta segunda. GMConline

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem