Chuva deixa UPA Zona Norte sem energia e paciente relata momentos de caos dentro da unidade


O ouvinte da CBN Maringá Marcelo Rodrigues entrou em contato nesta quinta-feira, 30, para dizer que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte, em Maringá, estava sem energia às 8h, quando ele saía de casa para o trabalho.

 “Estão orientando aqui a procurar outras unidade para poder ter atendimento. Eu não cheguei a procurar atendimento, só sou vizinho aqui da UPA, vi esse acontecimento e já acho que era para ter alguma energia solar, um gerador nessas UPAs, né? 

Não pode ficar assim. Às vezes tem algum medicamento que tem que ficar refrigerado, eu acho que está na hora da Prefeitura tomar providências”, reclama Rodrigues; A energia na UPA Zona Norte acabou no final da tarde desta quarta-feira, 29, durante a chuva que caiu em Maringá. 

 Uma ouvinte, que não quis se identificar, disse que estava na unidade em atendimento e presenciou um caos, com profissionais se desentendendo. Segundo ela, o gerador de energia da UPA pegou fogo e durante horas todo mundo ficou no escuro. 

Somente por volta das 22h é que os pacientes em estado mais grave foram transferidos de ambulância para o Hospital Municipal, de acordo com a ouvinte. “Eu cheguei lá e já não tinha energia. Me colocaram para dentro. 

Eu estava com muita dor, inclusive voltei para casa com dor, esperando exames para fazer, porque eu preciso fazer uma cirurgia. Aí me mandaram para cá porque não teria onde eu ficar internada. No caso, eu tenho que voltar lá hoje ainda. Mas foi um descaso muito grande, porque acabou a energia no começo da tarde, na hora que começou a chuva, aí o gerador pegou fogo e ninguém fez nada”, conta a ouvinte. 

 “Aí quando foi umas 21h que começaram a tranferir algumas pessoas, gente com dor, com fome. Tinha idosos lá e não tinha condições de estar passando medicação naquela escuridão. […] Algumas enfermeiras passavam, não davam informações para a gente, foi um descaso bem grande”, complementa.Na manhã desta quinta-feira, 30, a Prefeitura de Maringá emitiu uma nota sobre o assunto. 

Leia na íntegra: 

 A Prefeitura de Maringá informa que trabalha para reestabelecer serviços e atendimentos na UPA Zona Norte. A Unidade de Pronto Atendimento ficou sem energia elétrica durante a chuva que caiu na tarde de ontem (29).  O gerador foi acionado para serviço de emergência. Porém, logo em seguida parou de funcionar por problema técnico. A Companhia Paranaense de Energia (Copelo) foi acionada, mas só conseguiu reestabelecer a energia elétrica no final da noite. A direção da UPA informa que opera agora com energia elétrica parcial, com equipes de manutenção trabalhando para reestabelecer todos os serviços. Os pacientes foram transferidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para hospitais de referência na cidade. GMConline

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem