Aumenta procura por testes PCR para detectar covid-19 em Maringá


Quem vai viajar ou visitar a família está preocupado em ter em mãos o teste PCR que detecta o coronavírus. Mesmo com a redução no número de casos graves da doença, a pandemia ainda não acabou e o vírus continua circulando. 

 No laboratório em que a Jani Garcia é diretora técnica, o aumento na procura por testes de Covid aumentou 30% nos últimos dias. A média é de 200 a 250 testes por dia, com taxa de positividade de 5% a 8%. 

Segundo ela, com o avanço da vacinação, os sintomas são leves, principalmente em jovens, e é onde pode morar o perigo de transmissão do vírus sem saber que está positivado. 

“O que a gente percebe é que as pessoas que foram vacinadas não têm muitos sintomas, então esse é o perigo. Nós acompanhamos casos de jovens que estavam positivados, mas quase não tiveram sintomas, no máximo uma dor de cabeça, e era covid. 

A preocupação é passar isso para uma avó, uma pessoa com uma saúde mais fragilizada”, disse. Nos laboratórios, o teste PCR liga o alerta para possíveis variantes. E a nova gripe H3N2 também aumentou a procura por testes de Covid, já que os sintomas são parecidos. GMConline

Comente

أحدث أقدم