Hospital Universitário de Maringá realiza cirurgia inédita com 15 horas de duração


 O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), realizou recentemente uma cirurgia de alta complexidade e inédita na cidade. O procedimento foi um ‘Retalho Livre Microcirúrgico do Músculo Grande Dorsal’, no qual é retirado tecido do dorso (região das costas) e transplantado na região lesada com objetivo de cobrir imediatamente as estruturas expostas e recuperar o volume perdido. Participaram 11 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.


Segundo Sergio Auto, médico especialista em microcirurgia e cirurgia da mão, o paciente havia sofrido uma fratura exposta na região da perna que evoluiu para uma infecção grave que resultou em grande área com perda de tecidos com grande dificuldade de fechamento e cobertura pelos métodos tradicionais. 


“O procedimento teve um alto grau de complexidade pela necessidade da utilização de microscópio e instrumentais de microcirurgia. A técnica não é nova, mas realizada de rotina somente em poucos centros no Brasil, além de poucos profissionais com treinamento em microcirurgia”, ressalta.


Ainda de acordo com Auto, a cirurgia, que durou aproximadamente 15 horas, foi bem-sucedida. “O pós-operatório é tão importante quanto o procedimento cirúrgico, sendo necessária avaliação e monitoração duas ou três vezes ao dia, para garantir o sucesso do retalho transplantado.


 Os cuidados da equipe da UTI do HU foram fundamentais para o resultado. Ainda serão necessários outros procedimentos para resolução completa do caso, porém esta etapa era a mais crítica”, disse. GMConline

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem