Últimas Notícias
Agricultura
Brasil
Brasileirão
Colunistas
Copa Do Mundo
Cultura E Lazer
Economia
Eleições
Esportes
Expediente
Geral
Internacional
Maringá
Noite / Festas
Notícia Regional
Pan Rio2007
Paraná
Paranaense
Pequim 2008
Política
Saúde E Ciência
Tecnologia
Loterias
Página Principal
.:: P U B L I C I D A D E ::.
 
 
 
 
 
 
 
Tecnologia
28/11/2008

Governo lança novo programa de incentivo aos pequenos empresários


O governador Roberto Requião lançou, nesta quinta-feira (27), a Extensão Tecnológica Empresarial, mais um apoio do Governo do Estado ao desenvolvimento das pequenas e micros empresas paranaenses. O projeto é parte do programa estadual Universidade Sem Fronteiras e foi criado para oferecer suporte técnico e científico ao empreendedorismo de empresários paranaenses, principalmente nas regiões de menor índice de desenvolvimento humano e periferias dos centros urbanos do Paraná.

A assinatura do termo de compromisso aconteceu no Centro de Convenções de Curitiba e reuniu representantes das 11 instituições públicas estaduais de ensino superior do Paraná, mais os institutos de tecnologia, UFPR, universidades privadas e filantrópicas e instituições científicas paranaenses. Participaram também representantes dos quase 200 municípios que serão atendidos, líderes de organizações empresariais, cooperativas, sindicatos e apoiadores, como o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Paraná, Banco do Brasil e Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), que vão disponibilizar as linhas de crédito para os projetos inscritos dos micros e pequenos empresários.

Requião frisou que a iniciativa é mais uma ação do Paraná na parceria com as universidades pelo desenvolvimento homogêneo e responsável do Estado, apostando na base científica pela transferência de tecnologia para concretizar as idéias de inovação dos pequenos produtores em diversas áreas. “O Paraná está bem estruturado. Nós temos os professores universitários mais bem pagos que os da Universidade Federal, temos o ensino fundamental com belíssimo plano de cargos e salários, escolas com televisão com pen drives, portais de educação, equipamentos e laboratórios instalados e nós temos o conhecimento dos nossos professores e da nossa gente”, afirmou.

De acordo com Requião,o projeto surgiu de uma conversa com o ministro do Desenvolvimento de Longo Prazo, Roberto Mangabeira Unger,que propôs uma parceria das universidades com os empresários para transferir o conhecimento dos graduandos e professores, utilizando a experiência científica aos empresários em prol da comunidade e pelo desenvolvimento regional. “Nós queremos dar condição de transferir tecnologias conhecidas para empreendimento empresariais de brasileiros e paranaenses de iniciativa. Nós estamos nos debruçando sobre isso e a largada foi magnífica”, explicou o governador.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Luminna Pupatto, afirmou que o sub-programa Extensão Tecnológica Empresarial traz a perspectiva de qualificar ainda mais os trabalhadores, aumentar a produtividade nas áreas de implementação e gerar mais emprego e renda para a população do Paraná. “A experiência da Universidade sem Fronteiras, que foi implantado em outubro do ano passado, já tem 1.400 pessoas envolvidas com muito aprendizado de quem está ensinando e muito agradecimento de quem está aprendendo”, disse, lembrando que os focos principais são as ações de economia solidária dos micros e pequenos empresários em parceria com 25 instituições de ensino superior.



  ÚLTIMAS NOTÍCIAS