Últimas Notícias
Agricultura
Brasil
Brasileirão
Colunistas
Copa Do Mundo
Cultura E Lazer
Economia
Eleições
Esportes
Expediente
Geral
Internacional
Maringá
Noite / Festas
Notícia Regional
Pan Rio2007
Paraná
Paranaense
Pequim 2008
Política
Saúde E Ciência
Tecnologia
Loterias
Página Principal
.:: P U B L I C I D A D E ::.
 
 
 
 
 
 
 
Tecnologia
21/11/2008

Astronautas da ISS concluem segunda caminhada espacial


Os astronautas da ISS (Estação Espacial Internacional) concluíram a segunda de quatro caminhadas espaciais. Durante a saída foi realizado o trabalho de inspeção de cabos de energia e a lubrificação de braços robóticos da estação, que completou nesta quinta-feira (20) dez anos do lançamento de seu primeiro módulo, o russo Zarya.

Shane Kimbrough e Heidemarie Stefanyshyn-Piper realizaram a caminhada. Há dois dias, Stefanyshyn-Piper e o astronautas Steve Bowen completaram a primeira das quatro caminhadas previstas na missão.

Nessa operação, o único incidente ocorreu quando Stefanyshyn-Piper soltou a bolsa na qual levava ferramentas e lubrificantes, que começou a vagar no espaço.

Ontem, o fim da caminhada teve de ser antecipado em alguns minutos porque um alarme disparou no traje espacial de Stefanyshyn-Piper acusando um nível mais alto que o previsto de dióxido de carbono, segundo o controle.

Nas quatro caminhadas, a equipe levada pela Endeavour deverá substituir um tanque de hidrogênio e limpar uma junta rotatória da ISS.

A nave Endeavour foi acoplada à ISS no domingo passado, cerca de 350 quilômetros da Terra em uma missão cujo principal propósito é ampliar a capacidade do complexo para que abrigue até seis astronautas a partir do ano que vem.

Para ampliar o espaço habitável, a Endeavour levou ao módulo italiano Leonardo alimentos, equipamentos novos e instalações para exercícios físicos, móveis e utensílios de cozinha, além de um sistema para reciclar a urina dos astronautas e transformá-la em água potável.



  ÚLTIMAS NOTÍCIAS