Últimas Notícias
Agricultura
Brasil
Brasileirão
Colunistas
Copa Do Mundo
Cultura E Lazer
Economia
Eleições
Esportes
Expediente
Geral
Internacional
Maringá
Noite / Festas
Notícia Regional
Pan Rio2007
Paraná
Paranaense
Pequim 2008
Política
Saúde E Ciência
Tecnologia
Loterias
Página Principal
.:: P U B L I C I D A D E ::.
 
 
 
 
 
 
 
Colunistas
02/12/2007

Veja a coluna de Juarez Firmino


Vestibular

Hoje começa o vestibular da UEM, e para conter os abusos na zona 7 pelos vestibulandos, foi criada uma Forca tarefa que irá tentar impedir a baderna generalizada que ocorre toda época de vestibular. 

Força Tarefa

Os comerciantes não serão os únicos fiscalizados pela força tarefa, mas todos que fizerem algazarra, som alto, e principalmente motoristas alcoolizados, no último vestibular um jovem que estava retornando para sua cidade com uma camionete matou uma família próximo a cambira. 

Direitos

É importante a ação dos órgãos públicos, é isto que a sociedade espera que defendam os direitos de todos através da coibição do excesso de alguns. Mas para alguns participantes do vestibular desafiar as autoridades torna a ¨balada¨ mais emocionante. 

TV Digital

Hoje, a partir das 20h30, a TV digital estréia no Brasil, por meio de um pool de emissoras - TV Globo, Rede TV, Band, Record, Cultura e SBT - para a primeira transmissão, que terá 12 minutos de duração. Porém para que todos tenham acesso e preciso que o adaptador tenha um custo acessível, a principio foi estimado em 750 reais, mas o Presidente Lula acha caro, em sua opinião teria que ser no máximo 250 reais. 

Programação

Quem não possui aparelho de TV que recebe o sinal digital, continuará assistindo a programação normal que hoje já é exibida pelos canais atuais. Mas acredito que com o passar do tempo ficará ainda pior a programação, forçando o cidadão a mudar para a TV Digital. 

Confiante

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) está confiante na derrubada da CPMF pelo plenário do Senado. A entidade  coletou e levou a Brasília um abaixo-assinado com 1,3 milhão de assinaturas contra a prorrogação do imposto do cheque – CPMF -  pelo Congresso. 

Fiscalização

A prorrogação da CPMF, em minha opinião, está mais focada no poder de fiscalização que ela possui do que propriamente o de arrecadação, ela tributa qualquer setor da economia seja formal, informal ou criminosa. 

Burocracia

Um estudo do Banco Mundial e da consultoria Pricewaterhouse e Coopers colocou o Brasil na última posição em burocracia tributária entre 178 países. Uma empresa de médio porte com 60 funcionários precisa, em média, de 2,6 mil horas de trabalho – e dois funcionários – para garantir o pagamento correto de tributos. 

Estatística Empresarial

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou estudo que a maior parte (62,5%) das empresas no País tem menos de dez anos de existência. Do total, 2,9% das empresas resistem há três décadas ou mais do que isso, das 738 mil empresas criadas há dez anos, 51,6% chegaram a 2005 em atividade. A maior parte da redução aconteceu no primeiro ano de vida destas companhias: apenas 81% delas ainda funcionavam em 1998.  

Lei Geral

De acordo com o artigo 77 da Lei Geral, em vigor em todo o Brasil desde o fim do ano passado, os municípios têm até o dia 13 de dezembro para aprovar leis e atos necessários para assegurar o pronto e imediato tratamento jurídico diferenciado, simplificado e favorecido às microempresas e às empresas de pequeno porte, para que possam ter as vantagens oferecidas pela Lei Geral. 

Avicultura

O governador Roberto Requião, o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, e o presidente da Copel, Rubens Guilardi, lançaram nesta quinta-feira (29) o Programa de Avicultura Noturna (PAN), que prevê a concessão de descontos de 60% na tarifa de energia elétrica noturna para os avicultores paranaenses. A primeira ligação foi na comunidade Linha Santa Lúcia, em Dois Vizinhos. 
 
 
Juarez Firmino



  ÚLTIMAS NOTÍCIAS